segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Olá pessoas!

Vamos utilizar o WikisciencE como um espaço democrático de discussão da ciência. Não existe, neste caso, respostas incorretas, ou seja, a opinião de todos é igualmente importante para debatermos o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas escolas.

Nossa primeira abordagem será em relação às cotas nas universidades públicas. Neste tocante, gostaríamos de saber:


  • Você é favorável a essas práticas?
  • Você acredita ser necessário aos alunos das escolas públicas medidas que garantam o acesso ao Ensino Superior?
  • A adoção de cotas interfere de alguma forma na pesquisa cientifica das Universidades?
  • Você tem sugestões de medidas que podem substituir as cotas?

10 comentários:

  1. *Não sou favorável.
    *Creio que não pois a melhor medida é o ensino de qualidade.
    *Sim pois de certa forma o rendimento dos alunos cai e o ritmo das turmas e dos alunos nelas pertencentes não serão os mesmos.
    *Sim, melhorar o ensino e verificar a qualidade do mesmo durante toda a trajetória escolar dos alunos. Se o ensino nas instituições particulares capacitam os alunos por que o ensino das escolas públicas não pode fazer o mesmo?

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  2. * Totalmente contra.
    * Necessárias são, mas não da forma como foi feito.
    * Creio que sim, porque a grande maioria dos alunos de escolas públicas não tem uma qualificação tão boa quanto a de um aluno de escola particular. Há uma discrepância muito grande da educação pública em relação à privada, isso é bastante perceptível. Por isso, mesmo que os alunos que vieram de escolas públicas sejam esforçados e interessados, haverá sim uma queda no rendimento nas turmas, haja visto que muitas escolas públicas nem chegam a dar todo o conteúdo do ensino médio para os alunos.
    * Na minha opinião, para que não hajam as cotas, a educação pública de base deveria ser mais valorizada e equiparar-se às instituições privadas. Com isso, todos vestibulandos seriam tratados com igualdade e não haveria necessidade de dividir as vagas da forma como foram divididas.

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  3. Tales e Brenda, entendo o ponto de vista de voces! Com relação a diferença entre o ensino público e privado; e "teoricamente" uma queda do nivel na qualidade das turmas no ensino superior. Neste sentido, vamos refletir: A lei da cotas vem contribuir pela Universalização e democratização de acesso ao ensino superior, (assim como o ensino a Ensino a Distancia), então ela estaria excluindo as minorias (pela queda de qualidade) ao inves de inclui-lo?

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    1. Concordo que deve haver uma democratização do acesso ao ensino superior mas, de toda maneira haverá exclusão de alunos pois, não há vaga para todos aqueles que terminam o ensino médio. O vestibular tem como função "excluir" alguns para que os melhores acessem o ensino superior. Se o acesso fosse realmente democrático todos teriam vagas nas universidades sem a necessidade de um vestibular mas como a demanda de vagas é menor que a de inscritos a única maneira é o vestibular que sempre vai ser injusto.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. *Sou contra
    *É necessário que haja esse tipo de política de "inclusão" devido à ineficiência do ensino público.
    *Apesar de que há disparidades no nível dos alunos do ensino público e do privado segundo pesquisas, o desempenho de alunos cotistas na maioria das vezes é superior ao desempenho dos alunos do sistema universal.
    Segue link: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,desempenho-de-cotistas-fica-acima-da-media,582324,0.htm
    * A política de cotas apresenta-se como uma medida paliativa, que "maquia" a realidade da educação brasileira. Como já citei, as cotas são a comprovação da ineficiência do ensino público. A alternativa mais eficiente, é uma mudança no sistema de educação, desde as bases do ensino fundamental. Entretanto, esse tipo de mudança exige tempo, e apresenta resultados a longo prazo.

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  6. Olá Wikicientistas, estou gostando muito dos comentários de vocês.

    Fiquei curioso com um aspecto defendido por vocês:

    Todos acreditam que se o aluno tiver a oportunidade de aprender todos os conteúdos previstos para o Ensino Médio, será um vestibulando capacitado e preparado para a vida, para a cidadania e para o mundo do trabalho?

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    1. Na maior parte das vezes sim, pois, o conhecimento adquirido nas instituições de ensino transformam a nossa capacidade de pensar como se fosse uma metamorfose e que muitas vezes torna-nos pessoas que saibam o caráter e o papel de cidadão, tudo que aprendemos levamos de modo direto ou indireto em nossas vidas, nos tornando mais adeptos a várias áreas de empregos. Mas descordo quando os alunos se tornam servos do material didático e ao material oferecido pela instituição pois muitos dos conteúdos presentes nos mesmos são limitados, restringindo o saber e nos tornando menos críticos que poderíamos ser.

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  7. Layninha Marques
    Conforme afirma o artigo 5 da Constituição ''todos somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza". No entanto, em pleno século XXl, em uma sociedade que se auto declara democrática e igualitária, o sistema de cotas se opõe as ideologias pregadas pela Constituição. (Francislayne Marques)

    Este é um paragrafo de um artigo de opinião que eu escrevi. Abordei o tema: Cotas nas universidades públicas (sendo elas para negros e para estudantes de escolas públicas ) . Queria saber mais opiniões a respeito das cotas. Você é a favor ou contra ?

    Resposta minha: Ana Cristina
    As oportunidades parecem iguais contudo a formação passa por uma condição financeira da família, ou seja estudar nas melhores escolas, e ter uma vida com qualidade não depende somente do querer, assim vamos buscar olhar o outro lado: o do excluído. É um assunto bem polêmico pois mexe no direito da classe dominate, a qual deixa quer deixar claro que seu fracasso e seu sucesso só depende de vc. Mas parem e pensem: quantos alunosoriundos da classe "pobre" ou negros, índios, possuem nos cursos de medicina, engenharia cívil, elétrica, dentre outros? quantos médicos negros te atenderam? Será que eles não querem ser médicos ou será que eles não passam no vestibular? e será que a culpa é de não querer!? Será que eles tiveram as mesmas condições? escola, moradia, alimentação, tempo e ambiente propício ao estudo? Será que históricamente que são as pessoas que detém dinheiro, terra e poder? é chamo atenção que nosso país possui uma classe dominante que em sua maioria é rica pois explora o outro!! Quando se mexe no direito da classe dominate o discurso da igualdade logo vem! Será por quê?

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  8. *Sou a favor das cotas.
    *Acredito que seja necessário medidas de a curto, médio e longo prazo. E as cotas a curto prazo soluciona a desigualdade no ensino que se instalou no Brasil.
    A política de cotas não é a solução mais viável para o ensino público no Brasil, porém é a única momentânea capaz de proporcionar uma maior chance aos estudantes de escola pública.
    A solução ideal para o ensino público no Brasil é uma maior valorização dos professores, uma melhor qualificação dos mesmos e investimento em infra-estrutura das escolas públicas. Porém não se muda uma política de ensino da noite para o dia e, diante disso, existe a necessidade de medidas momentâneas para atender este desequilíbrio.
    O que, em meu ponto de vista, não pode ocorrer, é deixar a cargo unicamente do sistema de cotas a "responsabilidade" de igualar o ensino público e privado no país. Devem haver medidas buscando uma melhora quantitativa no ensino público a médio e longo prazo.

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