segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Conteúdos e Competências

Olá Wikicientistas, boa tarde.

Vamos propor uma nova temática para aprofundar a discussão sobre o papel da Educação na formação de uma sociedade mais justa.

  • Qual a opinião de vocês em relação à quantidade de conteúdos exigidos nos currículos do Ensino Médio?
  • Com esses conteúdos garante-se uma formação plena, proporcionando uma consciência crítica nos alunos e qualificando-os a opinar sobre questões importantes para a vida em sociedade?
  • O que seria fundamental abordar no Ensino Médio e que não é contemplado pelo currículo?
Vamos pensar em como a educação poderia ser melhor...

Um grande abraço a todos vocês.
 

Um comentário:

  1. O currículo do ensino médio é muito extenso, na minha opinião. O aluno tem entre 12 e 15 disciplinas e quase o dobro de professores pra conseguir concluir todos os conteúdos no tempo previsto.
    O Ensino Médio pode ser caracterizado mais adequadamente como um "cursinho pré-vestibular mais extenso", no qual não é possível que haja uma preocupação com a formação do aluno como ser humano, mas sim uma preparação para um futuro aluno universitário. Isso se deve ao fato de que a cada dia que passa a concorrências nas Universidades Públicas se torna maior e é necessário que o aluno "saiba" mais.

    ResponderExcluir